sexta-feira, 27 de julho de 2012

Jantando com os Mortos



Você gostaria de comer em um restaurante no qual sua mesa fica ao lado de várias sepulturas? Se, estranhamente, sua resposta foi “sim”, basta ir para Ahmedabad, na Índia.

O restaurante New Lucky começou como uma barraca de chá, perto de um antigo cemitério muçulmano. Aos poucos, o negócio expandiu e precisou cercar os túmulos. Mais tarde, os clientes estavam convivendo com os mortos durante o café da manhã.

Krishan Kutti Nair, o dono do restaurante, não acha isso assustador. Pelo contrário. “O cemitério é boa sorte. Nosso negócio está melhor por causa dele”, conta.

Os clientes também não se incomodam. Porque não visitar os parentes e já ficar para fazer uma boquinha? Na verdade, as pessoas que frequentam o local o fazem apenas para discutir política ou encontrar os amigos.

Nair nem mesmo sabe de quem são os túmulos que estão em seu restaurante. Os historiadores locais suspeitam que são os túmulos dos parentes de um santo sufi do século 16, cujo túmulo se encontra nas proximidade. O sufismo é uma corrente mística e contemplativa do Islão, cujos praticantes são conhecidos como sufis ou sufistas. Eles pregam uma relação íntima, direta e contínua com Deus, através da prática de cânticos, música e dança, entre outras coisas, consideradas práticas ilegais em alguns lugares de vários países muçulmanos.

Enquanto um restaurante cemitério pode parecer estranho para nós, os indianos tem uma cultura muito forte relacionada com a morte e a reencarnação. Apesar dos garçons terem que ficar “driblando” sepulturas o dia todo, Nair as limpa e decora com carinho todos os dias, dizendo que, por ele, ainda vão ficar por lá muito tempo.




Aqui tem mais: Pelo Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será sempre aceito e bem vindo.
Comente sempre, isso ajuda a melhorar a qualidade do blog. Ahhh e me deixa feliz tb!!! rs
Obrigada e volte sempre, bjoss